Mudando o estilo de Viver!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Em que espelho foi que perdemos o nosso imaginário?

(todas as informações contidas nesta apresentação são, infelizmente, baseadas em fatos reais).
Bastidores da televisão brasileira, O que vem a ser Arte? O que vem a ser Cultura?
A Arte constitui o reduto inquestionável do livre pensar. Ela nos faz ver as coisas com uma perspectiva renovada.
Há mesmo quem diga que a Arte e a Cultura são tão vitais para o nosso bem-estar quanto o ar que respiramos. Infelizmente, apenas algumas poucas capitais do país possuem centros culturais de qualidade.
O Centro Cultural Banco do Brasil e a Caixa Cultural certamente se destacam pela qualidade dos eventos artísticos que promovem.
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) promoveu um ciclo de encontros onde foram debatidos temas relativos à Arte e à Cultura. Embora tais encontros fossem gratuitos, como eram realizados durante a semana, à noite, infelizmente atraíram uma plateia reduzida, que somou poucas dezenas de ouvintes. Este texto pretende levar a um público um pouco mais numeroso aquilo que foi abordado diante de uma plateia de umas 30 ou 40 pessoas. Durante o ciclo de debates sobre Arte e Cultura, a cada encontro um profissional de destaque em sua área de atuação discorria sobre o tema.  
Cineastas, escritores, diretores de teatro, músicos, artistas plásticos e outros profissionais de renome falavam dos desafios para se promover a Arte e a Cultura no país.
Num dos encontros, o convidado foi um roteirista da Rede Globo, com trabalhos realizados numa vasta lista de produções televisivas.
Diante da pequena plateia, ele, sentindo-se à vontade, falou sem rodeios sobre os bastidores da televisão comercial no país. Iniciou sua fala afirmando que ficara surpreso com o convite para participar do evento, pois a televisão aberta hoje é promotora da anti-Arte e da anti-Cultura. Num instante de franca sinceridade, acrescentou que sempre que a cúpula televisiva – diretores, produtores, roteiristas e autores – está para iniciar suas reuniões de trabalho na emissora, a seguinte frase é pronunciada:... “Está na hora de emburrar! Está na hora de tornar os outros burros!” E o roteirista da Rede Globo acrescentou: “Quem não estiver disposto a participar de tal esquema não tem vez na televisão.”
“Esta é a nossa triste realidade!” Se por um lado é lamentável saber que uma das quatro maiores emissoras televisivas do planeta inicia as suas reuniões com a declarada intenção de tornar burros aqueles que assistem à programação oferecida, por outro lado, tal manifesta declaração, esclarece o porquê de uma programação de tão baixíssimo nível predominante na televisão brasileira. “Está na hora de emburrar! Está na hora de tornar os outros burros!”
Bial Garante que rola sexo na casa do BBB
Quão baixo pode chegar a miséria moral humana? Triste sociedade que tem por formadores de opinião as nossas figuras televisivas. Até quando haveremos de aceitar que em nome de lucros astronômicos continuem promovendo massacres e genocídios morais e culturais?
Conforme noticiado no site UOL, o faturamento da atual edição do BBB será de aproximadamente 500 milhões de reais. Tirando o prêmio de um milhão e meio do vencedor, sobram quatrocentos e noventa e tantos milhões para os bolsos dos que promovem tamanha futilidade. Fizeram da disseminação da burrice, da ignorância e da baixaria um negócio bilionário.
Numa sociedade com deficiências educacionais tão graves quanto a nossa, quão desumana a manifesta intenção de disseminar a burrice. “Está na hora de emburrar! Está na hora de tornar os outros burros!” “Vamos dar aquela espiadinha! Pode bisbilhotar à vontade!” Esta perversa realidade deve servir para nos motivar a valorizar ainda mais a Educação, a Arte e a Cultura.
O que vem a ser Arte? O que vem a ser Cultura? A Arte constitui o reduto inquestionável do livre pensar. Ela nos faz ver as coisas com uma perspectiva renovada.
 Há mesmo quem diga que a Arte e a Cultura são tão vitais para o nosso bem-estar quanto o ar que respiramos. O desafio que pais e educadores ombreiam, de conduzir as futuras gerações por um caminho onde a Educação, a Arte e a Cultura sejam valorizadas e apreciadas.

Quem ama educa. Um outro mundo é possível.“Não te deixes desiludir pelo mundo que te cerca. Saiba que és chamado a transformá-lo.” Frei Betto.

Este é um texto que me foi endereçado e faço uso do mesmo repassando a você.

7 comentários:

Anônimo disse...

Como você supõe que sou UM? hahaha justamente eu escrevi 'abraços DE anônimo' por que 'do' ou 'da' iriam instigar masculinidade ou feminilidade hahaha e afinal por quê de tanta curiosidade a cerca de quem sou? (achei conveniente responder nesse post, pois não teria certeza de que irias ler os comentários do post antigo)

Anônimo disse...

Haha boa citação a cerca dos moldes que a televisão nos repassa! afinal, somos moldados a pensar e a agir da forma como a alienação televisiva nos manda, pois somos 'burros'. Onde está Machado de Assis? Clarice Lispector? Por que ao invés da tv nos passar BBB, por que não passam algo de útil nesse horário? documentários (assim como discovery channel) ou algum programa instrutivo, ok entendo! esses programas culturais as vezes soam 'chatos' demais, via isso na escola...vejo isso hoje em dia. Nada contra a televisão, digo a televisão informativa, com noticiários e programas que fazem o 'bem' para a sociedade...onde estão os programas de antigamente? compre um box de alguma novela ou seriado brasileiro de antigamente e me diga se não é maravilhoso, você assistir a maior parte dos capítulos sem ver pornografia, sem ouvir algo que denigra a sua imagem!Pô parem o mundo que quero descer!

*me empolguei kk

Gabriel de Aguiar Souza disse...

paoskasoaksas, ÓTIMAS citações e comparações, pois bem, vc deveria ter um blog tbm, se ainda não tem, ou melhor escreva algo para ser publicado aqui! ultimamente ando "sem inspiração" ou melhor estou "censurado" aposkapsaoska
abraço anonimo!

Anônimo disse...

Hehe censurado? tem algo a ver com o que falei 'naquele' post? nossa não me interprete mal, apenas fiz um comentário construtivo kkk e acerca de eu ter um blog, já tive alguns (2 na verdade) mas desativei, pois sou cheio de idéias e depois que faço o login do blog, parece que me dá um branco hehehehe esse negócio de escrever é para você! ah e a propósito, acho que você deveria investir no ramo de histórias e poesias, pra mais tarde criar um livro, que tal? bom português (olha que sou critico neste lado, hein?), boa expressividade...

Gabriel de Aguiar Souza disse...

agradeço!parece que polos comentarios estou montando tua imagem :p rsss e não não foram os comentarios e sim uma de minhas postagens!a respeito da minha cidade e pah....
Quem sabe se eu tiver dim dim um dia publico um livro... ja tenho um encaminhado na realidade... mas muitas vezes falta tempo pra continuar

Anônimo disse...

Hahahaha montando um perfil meu? como assim Sr. Gabriel? E a propósito do livro, você pode fazer parcerias...

Gabriel de Aguiar Souza disse...

é ja que não conheço e minha imaginação é fertil!
Parceria hmmm, pode ser um inicio, uma coisa a se pensar futuramente